domingo, 15 de novembro de 2009

Limites e possibilidades das TIC na educação

Autor: Guilhermina Lobato Miranda +



A aprendizagem é um processo re(construtivo), o que significa que os alunos constroem os novos conhecimentos com base nas estruturas e representações já adquiridas sobre os fenómenos em estudo e que devem estar cognitiva e afectivamente envolvidos no processamento da nova informação. Uma aprendizagem efectiva deve exigir esforço e manter os alunos empenhados na realização das tarefas. Para isso, deve ser feita com um nível óptimo de incerteza (Bruner, 1999) e estar na zona de desenvolvimento potencial (Vygotsky, 1991), quer dizer, não deve evitar a crise do pensamento (Van Hiele, 1986). Os professores devem ter o cuidado de não impor a sua estrutura e estilo de pensamento aos alunos mas antes criar situações, problemas, exercícios e projectos que conduzam os alunos para níveis superiores de conhecimento.

Fonte:http://sisifo.fpce.ul.pt/?r=11&p=45