segunda-feira, 29 de março de 2010

Em tempos de Web 2.0 – Twitter e Webcurrículo

Em tempos de Web 2.0 – Twitter e Webcurrículo

Claudemir Edson Viana *
Sônia Bertocchi **

Crédito: Dreamstime / Fabricio Rauen


Analisando a ferramenta do ponto de vista de um educador Web 2.0, ou de um webcurrículo, nota-se que ela sinaliza muito claramente novas e interessantes possibilidades para os processos educacionais: para fazer a cobertura ao vivo de um evento ou veicular notícias, para comunicação entre membros de um grupo de trabalho ou de uma rede escolar, para escrever colaborativamente, lançar perguntas, promover webgincanas, realizar diálogos coletivos assíncronos, passar a "seguir" instituições ou pessoas que possam ser úteis no acesso às informações do seu interesse, dentre outras.

Apesar de todas essas possibilidades, enquanto o mundo descobre e passa a explorar rapidamente os recursos viabilizados pelo Twitter, como nas áreas de comunicação e empresarial, na educação há um desconhecimento e mesmo desconfiança quanto ao seu uso. Pior ainda, não se consegue visualizar como o Twitter poderia ser articulado aos projetos pedagógicos e às atividades escolares, até porque persiste um certo preconceito e temor entre os profissionais da educação sobre a presença e o uso de redes sociais no ensino e na aprendizagem.

Uma forma de provocar um movimento, entre os educadores, de conhecimento e incorporação desta ferramenta é promover ações em que o Twitter está presente. E foi exatamente isso o que o Portal Educarede fez ao inserir esse recurso de rede social como uma das inovações apresentadas pela sua Comunidade Virtual de Aprendizagem "Minha Terra 2009 – Aprender a Inovar". Esta comunidade virtual existe desde 2007, e dela participam alunos e professores de todo o país. Nesta terceira edição, até outubro, atingiu-se o impressionante número de 8.380 participantes espontâneos, e, dentre suas inovações, além de novas ferramentas da Web 2.0, como o Twitter, trouxe também temáticas relativas à educação para o desenvolvimento sustentável, bem como atividades através das quais promove-se o protagonismo juvenil para a intervenção social e a educação para e pela mídia.



Frases de Biz Stone, co-fundador do Twitter, durante o 2º Encontro Agenda do Futuro:

"Pássaros de um bando andam juntos"

"Pessoas twittam durante terremotos"

"Twitter vai permanecer gratuito para todos"

"O Twitter está engajado com campanhas sociais que garantam água limpa para beber e a erradicação do analfabetismo em países pobres"

A implementação do uso do Twitter como atividade da Comunidade Virtual de Aprendizagem Minha Terra foi organizada em fases que, até certo ponto, respeitam ou equivalem às fases detectadas por Sandholtz, Ringstaff e Dwyer (1997) no âmbito do Projecto ACOT (Apple Classrooms of Tomorrow), a saber:


1. Exposição: fase em que, à medida que se vão familiarizando com a tecnologia, os professores estão ainda mais preocupados com aspectos técnicos e de gestão;

2. Adoção: os professores passam a se preocupar menos com aspectos técnicos e mais com a integração das tecnologias para apoiar as práticas existentes; o uso da tecnologia aumenta para apoiar as práticas pedagógicas;

3. Adaptação: nesta etapa, a nova tecnologia está totalmente integrada à prática tradicional em sala de aula e os professores enfatizam as tecnologias enquanto ferramentas de produtividade;

4. Apropriação: os professores já revelam domínio das tecnologias e começam a introduzir novas práticas pedagógicas;

5. Inovação (invenção): a tecnologia é utilizada pelos professores para criar novos e diferentes ambientes de aprendizagem.




* Bacharel e licenciado em História (USP-1992), especialista em Educomunicação (USP-2003), mestre e doutor em Ciências da Comunicação pela ECA/USP (2000-2005) e gestor da comunidade virtual Minha Terra, do Portal EducaRede, desde 2007.

** Bacharel e licenciada em Letras (FFCLSanto André - 1973), master em Gestão e Produção de e-Learning pela Universidade Carlos III de Madrid, gestora de Comunidades Virtuais de Aprendizagem do Portal EducaRede Brasil.
FONTE: http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=819